Visita de Estado do PR incrementa relações de cooperação com Portugal

Data: 03/07/2019
 
Convesrações da IV Cimeira

Lisboa, 03 de Julho de 2019 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o Primeiro Ministro português, António Costa, estiveram reunidos na tarde de hoje no Palácio da Foz, no âmbito da IV Cimeira Moçambique-Portugal, que produziu 13 instrumentos jurídicos de cooperação, naquilo que o Chefe do Estado considera o incremento das relações de cooperação entre os dois países nos domínios abrangidos pelos acordos.

A IV Cimeira entre os dois Estados coincide com a Visita de Estado que o estadista moçambicano efectua na República Portuguesa, e que, para além do encontro com o Primeiro-Ministro António Costa, contou com conversações entre o Presidente Nyusi e seu homólogo luso; Fórum de Negócios Moçambique -Portugal, para além da recepção no Palácio de Belém para um jantar de Gala.

Ainda nesta IV Cimeira, os dois Governos acordaram que as cimeiras bilaterais passam a ter carácter regular. Os instrumentos jurídicos ora assinados pelos dois países incidem essencialmente sobre as áreas Saúde, Educação Técnico, Justiça, Turismo e Acção Social e Função Pública, assistência financeira de reconstrução pós ciclones Idai e Kennet, entre outros sectores.

“Acabamos de realizar a quarta cimeira bilateral, uma cimeira orientada para resultados. Aconteceu num ambiente de total abertura que nos permitiu abordar matérias de extrema importância para a vida dos dois povos. O modelo que adoptamos envolve ministros e vice-ministros para aprofundarem as questões que interessam os nossos governos e povos”, disse o Presidente da República.

Para o Primeiro-Ministro português, a realização da IV Cimeira Moçambique-Portugal sinaliza a dinâmica das relações entre os dois países, o que pode ser provado pela diversidade dos instrumentos jurídicos de cooperação que foram assinados.

António Costa felicitou ao Presidente Nyusi pelos sucessos alcançados nos esforços de busca de paz em Moçambique. “ O alcance da paz definitiva será uma excelente notícia para os moçambicanos e para os portugueses”, disse o governante português.

Ainda hoje o Chefe do Estado irá orientar uma reunião com a Comunidade Moçambicana residente em Portugal. Já amanhã, o Presidente Nyusi será o painelista principal no EuroAfrica Forum, que se realiza sob o lema “Empreendedores Africanos Liderando a Inovação Inclusiva e o Crescimento”.