Presidente da República trabalha em Moatize

Data: 11/06/2019
 
Chegada Zóbue1

Zóbuè  (Tete), 11 de Junho de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, orientou hoje um comício popular no Posto Administrativo de Zóbuè, Distrito de Moatize, na Província de Tete, onde ouviu as preocupações da população e teve uma interacção.

Durante a sua intervenção, o Chefe do Estado repudiou as ameaças de homens armados da Renamo, e que inquietam as populações em algumas regiões dos distritos de Moatize e Báruè, nas províncias de Tete e Manica, respectivamente.
Para o Presidente Nyusi, os consensos alcançados com o antigo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, e que culminaram com a trégua e paz que se vive no país, precisam de ser seguidos à risca, para se alcançar a Paz Efectiva no país, e para isso é preciso operacionalizar o processo de descentralização, e desarmamento, desmilitarização e reintegração (DDR) das forças residuais da Renamo.

“O país não pode continuar com homens armados depois dos consensos já alcançados no âmbito do diálogo político entre o Governo e a Renamo. Não podemos permitir isso. Nós não podemos continuar a ter moçambicanos com armas em casa e ao mesmo tempo a fazer democracia”, disse o Chefe do Estado.

O Presidente da República mostrou que essa tendência de manter homens armados num país democrático é incompreensível, e vai contra os anseios de todos os moçambicanos, incluindo dos próprios homens armados da Renamo.

“Não há necessidade de pessoas se fixarem no mato e ameaçarem outros irmãos. Todos somos moçambicanos e todos precisamos trabalhar em conjunto para desenvolver o nosso país. Esta é terra de todos os moçambicanos. Isso que estão a fazer é impedir o desenvolvimento do país e deles próprios”, frisou.

Segundo o Chefe do Estado, a fase do DDR, não pode parar mais, pois é a única oportunidade que os moçambicanos têm para trazer a paz efectiva, “o nosso projecto é até Agosto fechar o acordo de paz. O diálogo não vai parar”, acrescentou.

Para além de orientar um comício popular, o Presidente Nyusi dirigiu igualmente a Sessão Extraordinária do Governo Provincial Alargada a outros Quadros. Nesta visita, o Chefe do Estado trabalhou na cidade de Tete e nos distritos de Tsangano, Zumbo e Moatize.