Presidente da República reúne-se com o SG da ONU

Data: 25/09/2018
 
Encontro PR SG ONU

Maputo, 25 de Setembro de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reuniu-se, esta segunda-feira, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

O encontro teve lugar a margem da septuagésima terceira sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas cujo plenário com os Chefes de Estado e de Governo se realiza, esta terça-feira.

o Presidente Nyusi disse que o Secretário-Geral das Nações Unidas manifestou-se optimista quanto aos resultados do processo de pacificação e reconciliação nacional no país.

“Desejou que o processo continue desta forma, que haja credibilidade de ambas partes, mais confiança entre os moçambicanos; que os momentos não sejam cíclicos, que as coisas têm que fluir para frente e não voltar para trás”, frisou.

À luz deste apoio, a organização poderá disponibilizar recursos para o processo de desarmamento, desmobilização e reintegração dos guerrilheiros da Renamo.

O Presidente da República, deverá discursar, esta terça-feira, no plenário da Assembleia Geral das Nações Unidas para transmitir uma mensagem de compromisso de Moçambique com o aprofundamento da Paz, reconciliação nacional e promoção de um ambiente favorável ao investimento.

Esta manhã, Nyusi participou no primeiro segmento do debate geral, antes de reunir-se em separado com os Presidentes do Gana, Nana Akufo, de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Turquia, Recep Erdogan.

O estadista moçambicano também reuniu-se com Federica Mogherini, Alta representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança, e com Florizelle Lizer, Presidente do Conselho Corporativo para África (CCA), entidade com a qual o Governo moçambicano está a co-organizar a Cimeira África-Estados Unidos da América, a ter lugar no próximo ano na Cidade de Maputo.

Depois de o dia de ontem ter sido marcado por encontros bilaterais com vários dignitários presentes em Nova Iorque, a agenda de hoje de Filipe Nyusi será praticamente dedicada a eventos directamente ligados à reunião magna das Nações Unidas.

Assim, o Presidente Nyusi inicia o dia com uma participação num pequeno-almoço oferecido pelo Secretário-geral da ONU, António Guterres, para dar as boas-vindas aos Chefes de Estado e de Governo, vice-presidentes ou Príncipes que participam no encontro.

Ainda hoje, o Presidente da República e esposa vão participar, no American Museum of Natural History, na cerimónia do 65º aniversário da Gala do Africa-America Institute (AAI) e no jantar  anual de consagração de prémios.