Presidente da República recebe enviado especial do Presidente de Cabo Verde

Data: 19/03/2018
 
PR recebe o Enviado Especial de Cabo Verde (2)

Maputo, 19 de Março de 2018 -O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje em audiência, no Gabinete da Presidência da República, o enviado especial do Presidente de Cabo Verde, Luís Tavares.

Luís Tavares, que é igualmente Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, era portador de uma carta-convite do Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, dirigida ao seu homólogo moçambicano, para participar na próxima Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ter lugar em Julho próximo.

“Cabo Verde vai assumir a presidência da CPLP em Julho próximo, e vim nessa condição de enviado especial do Presidente, para entregar o convite pessoalmente, e que que foi imediatamente aceite pelo Presidente Filipe Nyusi”, disse a jornalistas o Chefe da diplomacia cabo-verdiana.

Segundo ele, Cabo Verde acompanha com muita atenção o que acontece em Moçambique. “Felicitei os esforços que ele (Presidente Nyusi) tem estado pessoalmente a fazer como Presidente da República, e também todo o povo moçambicano, e nós acreditamos muito em Moçambique, no seu povo e nas suas capacidades”, sublinhou.

Para o enviado especial cabo-verdiano, Moçambique tem tudo para dar certo e acredita que o país vai conseguir trilhar os caminhos para o desenvolvimento. Na sua óptica, haverá muitos desafios como os tem Cabo Verde, mas, “o povo moçambicano é um grande povo e vai seguramente conseguir os seus objectivos em matéria de desenvolvimento”.

Ainda na audiência, o enviado especial teve a oportunidade de transmitir ao Presidente Nyusi que é esperado em Cabo Verde em Visita de Estado, este ano ou em 2019, dependendo da sua agenda. O Chefe do Estado moçambicano mostrou-se disponível em visitar aquele país africano.