Presidente da República mantém encontro com seu homólogo tswana

Data: 16/04/2018
 
Visita de Trabalho do Presidente do Botswana (5)

Maputo, 16 de Abril de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve hoje, um encontro com o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi, que realizou uma visita de um dia a Moçambique.

Durante o encontro, os dois estadistas debruçaram-se sobre as relações de amizade e cooperação entre os dois países, assim como aspectos comuns das relações bilaterais, regionais, continentais e globais.

O Chefe de Estado classificou como uma mais-valia a participação do Botswana em novos projectos que visam o desenvolvimento dos dois países e que contribuem para a dinamização da integração regional e continental.

"Prevalece o nosso desejo de ver Botswana a participar nos projectos de investimento em Moçambique, com destaque para os Corredores de Desenvolvimento, produção e transporte de energia, transportes e comunicações, turismo e agropecuária, e reiteramos a nossa completa disponibilidade e desejo de ver tais projectos concretizados com a maior brevidade possível", referiu o Presidente Nyusi.

Já o Presidente do Botswana agradeceu o apoio que o seu país continua a receber de Moçambique na área da energia, e aproveitou a ocasião para felicitar o Presidente Nyusi pelos avanços na consolidação da paz e Unidade Nacional, com destaque para o diálogo político com o principal partido da oposição.

Por sua vez, o Presidente da República recordou ainda as relações históricas entre os dois países, e referiu estar para breve a conclusão do Museu Samora Machel no Botswana, projecto que visa lembrar a vida e obra do primeiro Presidente de Moçambique, que passou pelo Botswana durante a Luta de Libertação Nacional.

Acompanhado pelos ministros de Recursos Minerais e Segurança Energética, Eric Molale, e dos Transportes e Comunicações, Kitso Mokaila, o Presidente Masisi regressa ainda hoje ao seu país.