Presidente da República já se encontra na China

Data: 23/04/2019
 
AN2A9170

Maputo, 23 de Abril de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, já se encontra na República Popular da China, onde inicia hoje dia 23 de Abril de 2019, a sua visita de trabalho à convite do seu homólogo chinês, Xi Jinping.

À sua chegada à Beijing, capital da China, o Chefe do Estado moçambicano, dirigiu dois encontros de trabalho, nomeadamente com os membros das delegações presidencial e empresarial.

Antes da sua intervenção, o estadista moçambicano deu palavra aos empresários para se debruçarem sobre a os objectivos da estadia na China, essencialmente sobre parcerias e dos possíveis acordos a serem firmados com os empresários chineses.

Na sua intervenção o Presidente Nyusi, afirmou que normalmente nas visitas de trabalho ao estrangeiro, realiza-se um Fórum Empresarial, porém desta vez não haverá Fórum, provavelmente porque os empresários demoraram a sua inscrição. “Como é do vosso conhecimento, neste Fórum (Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional), estão representados todos os continentes”, informou.

Na ocasião, o estadista comentou sobre a cultura de tabaco, dando a conhecer que se trata de uma cultura importante porque emprega muita gente e cria renda para os moçambicanos, particularmente nas províncias de Niassa, Nampula, Zambézia e Tete.

O Chefe do Estado, ainda salientou que a iniciativa de procurar o mercado chinês é muito boa porque na sua visão irá ajudar a diversificação das exportações, porque a China é um grande mercado, e também deu a conhecer que aquele país é grande consumidor de soja.

O Presidente da República encorajou aos empresários moçambicanos a continuarem a procurar mais investimentos estrangeiros para acelerar o desenvolvimento do nosso país.