Presidente da República iniciou VP a Maputo

Data: 19/07/2019
 
IMG_8964

Magude (Maputo), 19 de Julho de 2019 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, iniciou ontem uma Visita Presidencial de dois dias à província de Maputo, tendo o posto administrativo de Panjane, distrito de Magude, como ponto de entrada.

Neste posto administrativo, o Chefe do Estado chamou atenção sobre aspectos que podem atrasar o desenvolvimento do distrito de Magude, em particular, e a província de Maputo, em geral, a saber, as más práticas de atendimento, a corrupção e o nepotismo nas instituições públicas.

Um dos aspectos arrolados pelo estadista foi o deficiente atendimento no sector da saúde, chamando atenção a alguns trabalhadores sobre as más práticas em algumas unidades sanitárias, dizendo que esses devem ser responsabilizados pelo seu comportamento díspar com a sua missão.

Porém, o Presidente Nyusi ressalvou que existem profissionais comprometidos com o seu trabalho, que observam sempre a ética, e que devem ser acarinhados e instados a continuar, de modo a que sejam exemplo para os demais profissionais do sector em todo o país.

Sobre o sector da Educação, o Chefe do Estado disse que há problemas de actos administrativos como promoções e progressões, pedindo celeridade, mas também instou que se tenha paciência pelos profissionais de educação, pois os recursos são escassos, e há que

Apelou também à necessidade do diálogo entre os moçambicanos quando há conflitos laborais, pois não há nenhum problema que não se resolve, e toda a diferença só se resolve com diálogo. “A violência como meio de reivindicações é algo que nos regride nos nossos esforços de desenvolvimento”, anotou.