Presidente da República inaugura fábrica de cimento

Data: 22/02/2018
 
PR inaugura Limak 1

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou uma fábrica de cimento localizada no Município da Matola, província de Maputo.

O empreendimento, com uma capacidade de produção de 700 mil toneladas de cimento por ano cimento, emprega cerca de 85 trabalhadores, dos quais 81 Moçambicanos, e foi edificado através de um investimento privado de cerca de 50 milhões de Doláres Norte Americanos. 

Na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano disse que a presente inauguração mostra que estamos cada vez mais engajados em edificar a nossa economia através de realizações concretas.

"Enaltecemos por isso o papel do Governo da província de Maputo e da cidade da Matola por acompanhar até ao detalhe a construção deste empreendimento importante para o desenvolvimento inclusivo e sustentável da província e do país em geral", sublinhou o Presidente Nyusi.

Por outro lado, o estadista moçambicasno referiu que o emprerendimento reflecte uma participação do sector empresarial privado na materialização das política e estratégia de desenvolvimento industrial 2016/2025, que passa a robustecer a capacidade de produzir material de consttrução, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento 2015/2035, que prioriza a produção de material de contrução.

Neste contexto, para o Presidente Nyusi, a exploração da matéria prima local na produção de cimento, para além do acréscimo do valor, desencadea multiplas oportunidades a jusante, desde as de transporte, indústria de embalagens, artefactos de betão energia, entre outros.   

Com a inauguração da fabrica de Cimento Limak, o país passa a contar com 13 fábricas de cimento, elevando assim para uma capacidade de produção anual de acima de três milhões de toneladas de cimento por ano.

O Chefe do Estado moçambicano exortou igualmente aos gestores da fábrica a observarem rigorosamente as regras ambientais, sobretudo no cumprimento do plano aprovado pelas entidades competentes, na sequência do estudo do impacto ambiental efectuado.