Presidente da República inaugura Centro de Saúde de Wiriyamu

Data: 18/02/2019
 

Maputo, 18 de Fevereiro de 2019 - O Presidenta da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou no dia 15 de Fevereiro de 2019, o Centro de Saúde de Wiriyamu, localizado no distrito de Changara, na província de Tete.

Falando num comício popular após a inauguração, o Chefe do Estado moçambicano referiu que a obra está implantada num local histórico e contribuirá para reduzir em 21 quilómetros, a distância que a população percorria na busca de cuidados médicos.

O estadista moçambicano reiterou que a saúde se mantém no centro das prioridades do executivo que dirige e destacou o compromisso assumido de construir um hospital de referência em cada distrito.

O Presidente Nyusi afirmou que o edifício não pode ser visto apenas como infraestrutura com beleza física, onde são atendidas pessoas doentes, tendo sublinhado que simboliza, também, um monumento erguido em memória aos heróis moçambicanos na luta contra a dominação colonial portuguesa em Moçambique.

Ainda em Tete, o Chefe do Estado participou na missa da igreja católica, em homenagem ao Monsenhor Domingos Gonçalo Ferrão.

Na sua intervenção, o Chefe do Estado do Estado moçambicano, considerou o Padre Domingos Ferrão como um homem de qualidades ímpares, um verdadeiro patriota que nas suas diferentes facetas sempre se esmerou dando o seu melhor aos que estivessem em sua volta.

O estadista moçambicano exaltou as qualidades do Monsenhor Domingos Ferrão (1937-2001), na celebração litúrgica havida na cidade de Tete, para homenagear um homem que, com mestria e astúcia, segundo o Presidente Nyusi, desafiou o regime colonial com todas as suas forças.

Na ocasião, o Presidente da República disse igualmente que a cerimónia para além de constituir um acto genuíno, é também singular bem como a continuidade da festa do Dia dos Heróis moçambicanos.