Presidente da República inaugura Central Solar de Mocuba

Data: 10/08/2019
 
DSC_02091

Mocuba, 10 de Agosto de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu hoje à inauguração da Central Solar de Mocuba, na província central da Zambézia, com mais de 2300 painéis numa área de 170 hectares, e que irá fornecer energia a mais de 175 mil habitações na zona norte do país, permitindo a diversificação da matriz energética de Moçambique.

Falando na ocasião, o Chefe do Estado afirmou que o projecto marca uma nova era nas fontes de provisão de energia ao país, onde só as fontes hídricas eram paradigmas neste desiderato, o que é uma necessidade estratégica, uma vez que a necessidade de energia vem crescendo em Moçambique, e as antigas fontes de provisão de energia encontram-se no seu limite.

“O Governo tem o mapeamento da localização dos recursos eólicos do país para futuro uso na produção de energia, o que incrementará a diversificação das fontes de fornecimento no país, assim como apostará no incremento da instalação de sistemas solares nas zonas rurais, com incidência para escolas e hospitais”, afirmou o estadista.

Para o Presidente Nyusi é justificável o uso de fontes alternativas de energia, uma vez que os rios esgotam, os combustíveis fósseis também são esgotáveis, mas a fonte solar e a eólica são sustentáveis a longo prazo, e são ambientalmente limpas.

“Convido os acionistas a expandir esta iniciativa para o resto do país, de modo a aproveitar o desenvolvimento das suas potencialidades, e nós, como Governo, continuaremos a tudo fazer para prosseguir com as nossas atribuições de prover o bem-estar deste povo”, disse o Presidente da República.

De referir que a Central Solar de Mocuba incrementa os esforços do Governo no seu objectivo de electrificação rural, assim como da diversificação de fontes de provisão de energia eléctrica, assim como resolve a questão da sustentabilidade ambiental dos investimentos do Estado por produzir energia limpa.