Presidente da República exorta para eleições pacíficas

Data: 24/09/2018
 
DSC_5408

Maputo, 24 de Setembro de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, exortou a todos os eleitores para afluírem a 10 de Outubro, às mesas de votação a fim de exercerem o seu direito de voto, num ambiente pacífico e ordeiro, acatando as orientações dos órgãos de administração eleitoral.

“Este processo constitui um momento de festa e de consolidação da nossa democracia, unidade nacional, tolerância, respeito pela diversidade e de convivência pacífica entre os moçambicanos. É uma ocasião para os partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores apresentarem os seus manifestos eleitorais aos munícipes que irão avaliar se os mesmos respondem aos seus anseios”, disse o Chefe do Estado.

Para o Presidente Nyusi, as quintas eleições autárquicas têm a particularidade de acontecerem num novo modelo de eleição, onde partidos políticos e ou grupo de cidadãos, apresentam o cabeça de lista como proponente a edil da autarquia, fruto dos consensos alcançados no processo do diálogo político em curso.

“A todos intervenientes directos no processo eleitoral, como os órgãos de administração eleitoral, partidos políticos ou grupos de cidadãos, agentes da Lei e Ordem, órgãos de comunicação social, organizações da sociedade civil, observadores nacionais e internacionais, munícipes, entre outros, apelamos para uma participação activa, exemplar, íntegra, sempre à luz dos princípios previstos na Lei, rumo ao reforço da nossa democracia, da paz, tolerância e convivência pacífica entre os moçambicanos”, exortou o estadista.

Leia na Íntegra a Exortação do PR