Presidente da República acredita novos embaixadores

Data: 16/01/2019
 
Emb. Egipto

Maputo, 16 de Janeiro de 2019 - O Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje, dia 16 de Janeiro de 2019, no Gabinete da Presidência da República, a apresentação de cartas credenciais de 9 Embaixadores.

Trata-se de Embaixadores da Coreia, Canadá, Egipto, Brasil, Gana, Seychelles, Áustria, Paquistão e Gabão.

Em declaração à imprensa, minutos após o evento, o Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, disse que os encontros incidiram sobre a intensificação da cooperação económica com os Governos e empresários dos países cujos chefes de missão diplomática e consular apresentaram as suas cartas credenciais.

Na ocasião afirmou que com todos os 9 países Moçambique tem excelentes relações de solidariedade, amizade e cooperação bilateral. Quanto ao nível político e diplomático, tem avanços significativos, quer de consultas bem como de concertação para a região, continente e para matérias internacionais.

Falando no caso específico das Seychelles, o chefe da diplomacia moçambicana disse que face à sua proximidade, aliado ao facto de partilhar o Oceano Índico, há matérias que ambos os países podem explorar com maior profundidade.  

A tónica geral é o país acelerar a cooperação económica, privilegiando as trocas comerciais e investimentos privados em Moçambique, nomeadamente a agricultura, energia, infraestruturas e turismo.