PR recebe Ministro das Relações Exteriores da Índia

Data: 12/02/2018
 
PRMINDIA

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu esta tarde, no seu Gabinete de Trabalho, o Ministro das Relações Exteriores da Índia, Dr V.K. Singh, que realiza uma visita de trabalho ao nosso país, no âmbito das relações de amizade e cooperação existente entre os dois povos e países.

Falando depois da audiência com o Chefe do Estado, o Ministro indiano afirmou que a sua visita ao país tem como objectivo passar em revista os projectos de cooperação existentes entre os dois países.

“Tive oportunidade de ser recebido por Sua Excelência Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique, e falamos sobre vários aspectos. De referir que a minha vinda aqui coincide com o dia que se fez a ractificação da adesão de Moçambique à Aliança Solar Internacional, e enderecei um convite ao Presidente Nyusi para participar na Cimeira desta aliança que vai ser a 11 de Março do corrente ano”, revelou o Ministro.

O diplomata indiano informou que aquele país está a implementar, com Moçambique, diversos projectos nas áreas de energia, recursos minerais, de infraestruturas, de agricultura entre outros que são  de interesse comum.

Por sua vez, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, afirmou que os níveis de cooperação com a Índia estão num bom ritmo, e isso viu-se na reciprocidade das visitas de alto nível, assim como nas várias visitas de oficiais governamentais de Moçambique e India, para um e outro país.

“Aquando da visita de Sua Excelência, o Presidente da República, à Índia, houve um interesse deste país de reforçar a capacidade institucional de Moçambique, através da formação de quadros moçambicanos para as diferentes áreas, como energia, recursos minerais, agriculturam tecnologias, saúde, entre outros”, afirmou.

Para o Ministro Pacheco, os dois países tem muito em comum, com destaque para o facto de serem ambos banhados pelo Oceano Índico. “A exploração sustentável conjunta deste oceano que partilhamos como países, é um dos aspectos que alicerça a nossa cooperação”, disse.

Sobre a pacificação de Moçambique, o diplomata moçambicano afirmou que o Presidente da República partilhou com o Ministro indiano os passos dados, e os avanços alcançados.

“Passamos em revista a situação económica também, e o Ministro Singh está impressionado com a capacidade de auto-financiamento da economia moçambicana, por isso partilhamos a nossa experiência. Acreditamos que esta troca de informação vai ser muito útil para o reforço das nossas relações de cooperação e amizade”, terminou o Ministro Pacheco.