PR oferece banquete de Estado ao seu homólogo das Seychelles

Data: 22/05/2019
 
DSC_0159

Maputo, 22 de Maio de 2019 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, ofereceu, ontem, no Palácio da Ponta Vermelha, um Banquete de Estado ao seu homólogo das Seychelles, Danny Faure, que está de visita ao país.

Intervindo na ocasião, o Chefe do reafirmar a determinação de Moçambique de trabalhar com o Governo das Seychelles para proteger o meio ambiente e desta forma reforçar a plataforma para a exploração sustentável dos recursos naturais, com vista ao desenvolvimento social das duas sociedades.

 “A nossa história tem muito de comum, entre os quais está o facto de os territórios dos dois países terem sido visitados por Vasco da Gama. O facto de haver firmes relatos de algumas dezenas de habitantes das Ilhas Seychelles terem as suas origens em Moçambique é mais um elemento que cimenta a nossa proximidade”, disse o estadista moçambicano.

Para o Presidente Nyusi, o facto de os dois países se situarem na orla do Oceano Índico, que constitui um canal natural de ligação entre Moçambique e Seychelles, cria oportunidades que urge descortinar e explorar para promover um desenvolvimento sustentável, integrado e ecologicamente são, que é a economia azul! 

“Desde já agradecemos profundamente a Vossa aceitação para participar no evento (Crescendo Azul), como convidado de honra e orador principal. A economia Azul é uma aposta clara do Governo de Moçambique. Queremos explorar o Oceano de forma sustentável e compartilhada com os nossos vizinhos e parceiros – e as Seychelles figuram entre os primeiros”, anotou o Presidente da República.

Leia na Íntegra o Discurso do PR