PR mantém encontro bilateral com seu homólogo chinês

Data: 24/04/2019
 
PR Nyusi com Xi Jin Ping-7

Maputo, 24 de Abril de 2019 - O Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, manteve hoje dia 24 de Abril de 2019, no Palácio do Povo, em Beijing, um encontro bilateral com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping.

Durante o encontro, o Presidente chinês falou das relações de amizade e cooperação existentes entre a China e Moçambique, e agradeceu ao Chefe do Estado moçambicano pela sua disponibilidade em participar no II Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, a decorrer na China de 26 a 27 de Abril corrente.

Na ocasião, Xi Jin Ping endereçou os sentimentos de pesar ao povo moçambicano pela catástrofe provocada pelo ciclone Idai e cheias, ocorrida na zona centro do País, concretamente, nas províncias de Manica, Tete, Sofala e Zambézia, e que causou vítimas humanas e destruição de infraestruturas.

Por sua vez, o Chefe do Estado moçambicano, afirmou estar feliz por ter sido convidado, e por entre vários países africanos mais uma vez figurar na prioridade para participar no II Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional.

 “Nós estamos prontos para o Fórum e fazemos isso com muita consciência e teremos a oportunidade de participar nas mesas redondas para podermos pronunciar sobre a importância deste projecto para Moçambique, África e o mundo em geral”, afirmou o Presidente Nyusi.

O estadista moçambicano, aproveitou a ocasião para agradecer a indicação do antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, como Chefe da equipa do Instituto da China-África.

Relativamente ao ciclone Idai, o Presidente Nyusi disse que o temporal destruiu parte das cidades de Moçambique, inundou machambas e devastou mais de 700 mil hectares de terra arável.

Ainda hoje, o Chefe do Estado moçambicano, manteve um encontro com Li Zhanshu, Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional.