PR mantém conversações oficiais com Primeiro-Ministro das Maurícias

Data: 01/02/2019
 

Maputo, 01 de Fevereiro de 2019 - O Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, manteve ontem conversações oficiais com o Primeiro-Ministro das Maurícias, Pravind Kumar Jugnauth, no âmbito da visita de Estado que efectua àquele país.

Na declaração de imprensa conjunta, o Chefe do Estado moçambicano disse que Moçambique e Maurícias decidiram a criar uma Comissão Mista que será, segundo o Presidente Nyusi, um veículo para a implementação de todos os acordos existentes na cooperação bilateral nas diferentes áreas de interesse mútuo.

Esta decisão foi tomada durante o encontro “téte-à-téte” realizado em Port Louis, entre o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, e o Primeiro-Ministro das Maurícias, Pravind Kumar Jugnauth.

Na oportunidade, o Presidente Nyusi disse que no encontro com o Primeiro-Ministro mauriciano ficou acordado que a primeira reunião desta comissão deverá ter lugar ainda este ano, se possível antes do mês de Junho.

Na ocasião, o estadista moçambicano afirmou que a República das Maurícias está no grupo dos maiores dez investidores em Moçambique, e isso é um orgulho colectivo dos africanos ter investimento de um país do continente.

“Para as Maurícias nós exportamos o algodão, estamos no projecto de açúcar muito bem conhecido e de grande sucesso em Moçambique (Sena), mas também na avicultura. Mas hoje abordamos novas áreas como, por exemplo, agro-processamento, a indústria têxtil, produção animal e o turismo”, informou o Chefe do Estado.

Por sua vez, o Primeiro-Ministro mauriciano justificou a criação da Comissão Mista com a existência de mais de vinte memorandos de entendimento e acordos de cooperação entre os dois países que, entre outras, cobrem as áreas de agricultura, investimentos, tecnologias de informação e comunicação, entre outras. 

Pouco depois do “téte-à-téte” e das conversações entre as duas delegações oficiais, os dois governos procederam a assinatura de dois acordos de cooperação nas áreas do turismo, meio ambiente e um memorando de entendimento entre a Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX) e o Conselho Para o Desenvolvimento Económico.

Na reunião, segundo os dois dirigentes, foram passados em revista os vários assuntos existentes em comum, começando pela vida política e social dos dois países, questões referentes à região da SADC, em que as duas nações estão inseridas, assim como de nível continental e mundial.

Ainda ontem, o Presidente Nyusi manteve um encontro de cortesia com o Presidente interino das Maurícias, Barlen Vyapoory, e efetuou visitas a algumas empresas financeiras, e à fabrica têxtil que usa algodão produzido em Moçambique para fazer diversos tipos de tecidos.