PR inaugura Sistema de Drenagem da Cidade da Beira

Data: 08/09/2018
 
DSC_0047

Beira, 08 de Setembro de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, na manhã da sexta-feira, o Sistema de Drenagem de Águas Pluviais da Cidade da Beira, uma  obra  que começou a ser edificada em Dezembro de 2015, e que custou  cerca de 50 milhões de dólares Americanos, financiados pelo Governo de Moçambique e Banco Mundial.

A Construção do Sistema de Drenagem de Águas Pluviais da Cidade da Beira consistiu na  reabilitação de  11.5 km de valas de drenagem, construção de  seis estações de controlo de cheias equipadas com 29 comportas automatizadas, e uma bacia de retenção tem a capacidade para 175.000m3.

Falando após a inauguração da infraestrutura, o Chefe do Estado recordou aos presentes que a construção do sistema de drenagem de Águas Pluviais constitui a materialização do Plano Quinquenal do Governo 2015-2019, que se traduz na  construção e reabilitação de infraestruturas de saneamento e drenagem de águas pluviais incluindo a promoção da sua gestão sustentável.

“Esta infraestrutura contribuirá na qualidade de vida dos munícipes e de todos aqueles que por qualquer motivo decidem visitar a Cidade de Beira. Com esta obra conseguimos reduzir cheias, águas estagnadas  e inundações cíclicas, porque agora as águas das chuvas serão escoadas rapidamente para o mar, melhorando assim as condições de habitabilidade”, sublinhou o Presidente Nyusi.

O estadista recordou ainda aos presentes que aquele tipo de acções não só acontecem na na Cidade da Beira, mas sim  em outras cidades como Maputo, Mocuba, Quelimane, Gúruè, Tete, entre outras, e visa contrariar as adversidades da natureza à favor dos cidadãos.