PR inaugura Instituto de Ciências de Saúde em Nacala

Data: 09/12/2018
 
IMG_9013

Nampula, 09 de Dezembro de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou ontem, o Instituto de Ciências de Saúde de Nacala, na província de Nampula, construído de raiz com apoio do Japão.

Falando na cerimónia de inauguração, o Chefe do Estado moçambicano disse que a iniciativa de construção do Instituto está no facto de que 'a saúde das populações é muito importante para o Governo.

Segundo o estadista moçambicano, para se garantir uma boa saúde para as populações é preciso apostar no capital humano, razão porque o Governo irá continuar a formar mais técnicos, particularmente para a província de Nampula onde o rácio continua acima de mil pessoas para um técnico de saúde.

O Instituto ora inaugurado, poderá acolher jovens de outras zonas, outros distritos e províncias, porque tem um internato com capacidade para acolher mulheres e homens, cenário que o Presidente Nyusi descreveu como uma estratégia para assegurar a equidade de género.

Na ocasião o Chefe do Estado moçambicano agradeceu ao Governo e Povo do Japão que financiaram a construção do Instituto, o que permitiu que as instalações fossem boas e com bons acabamentos.