PR inanugura edifício do MASA

Data: 24/02/2019
 

Maputo, 24 de Fevereiro de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, na sexta-feira passada, o edifício do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA). Trata-se de um edifício construído após o incêndio havido em 2007 que danificou a antiga infra-estrutura onde funcionava o ministério.

Durante a sua intervenção, o Chefe do Estado exortou aos quadros do MASA a trabalharem no sentido de tornar o país auto-suficiente na produção de alimentos e culturas de rendimento para a exportação, bem como a superarem os actuais 15 por cento de terra arável em exploração.

O Presidente Nyusi enalteceu o papel desenvolvido pelos funcionários deste sector, incluindo os extensionistas, “por saberem traduzir em actos a nossa visão sobre o papel da agricultura no desenvolvimento do país, trabalhando de forma abnegada para o nosso projecto de Fome Zero, tenhamos a segurança alimentar, se melhore a nutrição e se pratique uma agricultura rentável e sustentável”.

O Presidente disse ainda ser sua expectativa que a infra-estrutura ora inaugurada venha a contribuir para o aumento da eficiência e celeridade nas acções desenvolvidas pelo ministério e melhorar a capacidade de resposta às preocupações dos cidadãos e instituições, com vista ao aumento da produção em Moçambique.

Com o novo edifício, o Presidente da República espera maior eficiência no trabalho e autossuficiência na produção do país. Num investimento de 92.5 milhões de dólares financiados pelo Governo, foi erguido este edifício onde deverá voltar a funcionar o MASA, depois do incêndio.

O estadista moçambicano conheceu de perto os compartimentos e veio depois a parte das intervenções. E porque o investimento feito poderia ter sido aplicado em outras áreas, o estadista defende maior conservação do edifício.

Durante o período em que decorriam as obras, o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar vinha funcionando na avenida Joaquim Chissano, próximo à Praça da OMM, na Cidade de Maputo.

Leia na Íntegra o Discurso do PR