PR exorta engajamento da Comunidade Muçulmana para reconciliação nacional

Data: 11/08/2019
 
DSC_7391

Maputo, 11 de Agosto de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, apelou hoje a comunidade muçulmana a se engajar, com determinação, na transformação do Acordo de Paz, recentemente assinado no país, em acções concretas para uma verdadeira reconciliação nacional.

O Chefe de Estado moçambicano lançou o apelo, em Nampula, norte de Moçambique, numa intervenção de saudação aos muçulmanos por ocasião do Eid-Ul-Adha, que se comemora este Domingo.

Segundo Nyusi, a celebração do Eid-Ul-Adha, deve servir de inspiração na busca permanente dos valores morais e universais “que nos identificam o como seres humanos, entre os quais amizade, paixão, amor e fraternidade”.

O estadista moçambicano, exortou, igualmente, no sentido de os muçulmanos continuarem a suplicar, com orações, para que o país se livre dos malfeitores, ainda sem rosto, que aterrorizam e assassinam populações na província nortenha de Cabo Delgado, que, segundo o estadista moçambicano, “usam a religião muçulmana para confundirem o povo moçambicano”.

O Presidente Nyusi, agradeceu ainda a comunidade muçulmana pelas acções de solidariedade que demonstrou aquando da passagem do ciclone Idhai.

Durante a cerimónia, o Sheik Hassan Arbi, que proferiu o sermão, por esta ocasião, direccionou a sua mensagem na necessidade de todos trabalharem para a paz, priorizando, sempre, o diálogo entre todos as correntes da sociedade.

Apelou ainda ao sentido de humanismo e solidariedade entre as pessoas como condição de boa convivência e harmonia social.