PR exorta aos moçambicanos para recenseamento eleitoral

Data: 15/04/2019
 
IMG_1869

Maputo, 15 de Abril de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, exortou hoje, dia 15 de Abril de 2019, a todos os moçambicanos para o recenseamento eleitoral que iniciou, hoje em todo o território nacional, por um período de 45 dias.

O Chefe do Estado moçambicano fez esta exortação durante a cerimónia de patenteamento de oficiais promovidos ao posto de Brigadeiro e da tomada de posse do novo Vice-Comandante da Academia Militar “Marechal Samora Machel”.

Para o Chefe do Estado, eleger e ser eleito são direitos do cidadão consagrados na Constituição da República de Moçambique, e votar é um dever, um acto cívico que permite ao cidadão participar nos assuntos sócio políticos do país.

"Para o efeito é condição essencial para a realização das eleições em todo o território nacional e no estrangeiro onde haja maior concentração dos nossos concidadãos. Assim, a partir de hoje, Moçambique regista mais um passo importante, naquilo que é a consolidação da democracia e início de recenseamento eleitoral a decorrer de 15 de Abril a 30 de Maio de 2019. A participação activa nos processos nos processos eleitorais, traduz a maturidade democrática, significa envolver-se de forma eficaz nas instituições democráticas, significa ausência de abstenção e valorização da festa eleitoral que levará uma legitimação eleitoral e democrática do eleitor, tornando o escolhido um verdadeiro representante do povo.", afirmou.

O Presidente Nyusi convidou todas as forças vivas da sociedade civil, organizações governamentais e não governamentais, Partidos políticos, coligações de partidos, confissões religiosas, grupos de cidadãos, meios de comunicação social entre outros a mobilizarem os cidadãos  em idade eleitoral activa para se recensearem de modo a obter um novo cartão eleitoral, levando consigo no acto de votar como documento de identificação válido.