PR encerra Cursos Militares na Academia Militar em Nampula

Data: 08/12/2018
 
IMG_4456

Nampula, 08 de Dezembro de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu ao encerramento do curso militares na Academia Militar Marechal Samora Moisés Machel, na Cidade de Nampula.

Na sua intervenção, o Chefe do Estado falou do historial da Academia Militar, tendo dito que ela é produto da então Escola Militar Samora Moisés Machel, que é a primeira instituição vocacionada para a formação de oficiais subalternos.

“A génese histórica da Academia Militar “Marechal Samora Machel”, que é a primeira instituição de ensino militar superior, confunde-se com a história da então Escola Militar, que no dia 2 de Outubro de 1978 fora inaugurada pelo saudoso Presidente Samora Machel, nos esforços do Governo de dotar o país de Oficiais totalmente formados no país”, afirmou o estadista.

Segundo o Chefe do Estado, a Academia Militar é instruída a realizar estudos que apresentem propostas de soluções de problemas, sejam eles de ordem táctico-operativa, comando e direcção de tropas, ou de natureza logístico-administrativa, que tem vindo a produzir resultados encorajadores.

Dirigindo-se aos Oficiais recém graduados, o Presidente Nyusi disse que o estudo e a aplicação da tecnologia de informação e comunicação é uma exigência da modernidade, e isso deve fazer parte do currículo da formação dos oficiais das Forças Armadas.

“Isso exige a redefinição e o desenho dos currículos e dos programas de pesquisa e desenvolvimento, pois estamos numa era em que as guerras electrónicas e robotizadas são uma realidade a enfrentar”, aludiu o estadista moçambicano.