PR dirige cerimónia de abertura dos Jogos Desportivos Escolares

Data: 09/08/2019
 
Partida inaugural. Futeb. Jogos Esc. 2019

Chimoio, 09 de Agosto de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu hoje, em Chimoio, província de Manica a cerimónia de abertura do XIV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, edição 2019.

No seu discurso de abertura, afirmou que o XIV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Manica 2019 é um momento importante para o país, pois, para além de promover talentos, celebra a moçambicanidade e a diversidade cultural do país.

O Chefe do Estado moçambicano que falava durante a cerimónia de abertura do evento, no campo da Soalpo, mostrou-se ainda satisfeito pelo facto dos Jogos Escolares “estarem a contribuir para o melhoramento da qualidade das nossas selecções”.

O Chefe estadista moçambicano, enalteceu o papel que os ministérios da Educação e Desenvolvimento Humano, Juventude e Desporto e governos provinciais desempenham para, mesmo debaixo de dificuldades, levar a cabo este evento bienal.

O Presidente Nyusi não se esqueceu dos parceiros que se juntam a iniciativa, pelo que deixou ficar uma palavra de apreço pelo seu contributo para a promoção do desporto escolar.

Antes mesmo do discurso de abertura e dar o pontapé de saída do evento, o campo da Soalpo testemunhou a entada da tocha e o desfile das 11 delegações ao Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares.

De referir que os atletas deixaram ficar a promessa de competir num espírito de “fair-play” e representar da melhor forma as suas províncias.

Na ocasião, estes manifestaram em mensagem lida pela sua representante, a sua alegria pela assinatura terça-feira última do acordo de paz definitiva e reconciliação nacional entre o Governo e a Renamo, na Praça da Paz.