PR confere posse a novos membros do Conselho do Estado

Data: 11/07/2018
 
Conselho do Estado

Maputo, 11 de Julho de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, exortou aos membros do Conselho do Estado para que, em qualquer circunstância, saibam colocar os interesses dos moçambicanos acima das potenciais diferenças.

Segundo o Chefe do Estado moçambicano, que falava na cerimónia de tomada de posse de três novos membros do Conselho do Estado, esta deve ser a postura individual e colectiva como servidores da pátria moçambicana.

“Tendo presente o capital de cada um dos membros deste órgão, é nossa expectativa que nos debates que teremos sobre as mais relevantes questões de interesse nacional, cada um de nós saiba sempre e em qualquer circunstância colocar os interesses dos Moçambicanos e de Moçambique acima das nossas potenciais diferenças e/ou interesses”, sublinhou o Presidente Nyusi.

Para o estadista moçambicano, estes atributos constituirão uma mais-valia para que o Conselho do Estado, tanto que órgão político do Presidente da República, cumpra cada vez melhor o seu papel.

“Ao prever como membros deste órgão personalidades de tão elevado prestígio quis o legislador criar condições para que os debates sobre os assuntos mais candentes da vida nacional se fizessem com alto sentido de responsabilidade e patriotismo, respeitando a diversidade e consolidando o nosso Estado de Direito Democrático”, referiu o Presidente da República.

No que tange à actual situação política que se vive no país, o Presidente Nyusi ressalvou que ao aconselharem o Chefe do Estado façam-no com serenidade, nobreza e despidos de qualquer preconceitos ou cores partidárias. Segundo suas palavras, “só assim nos inspirarão a tomar decisões mais concretas que reflictam e defendam os mais altos anseios do nosso povo moçambicano”.

 Entretanto, tomaram posse como novos membros do Conselho do Estado Isac Chande, Provedor de Justiça e Rahil samsser Khan eleitos pela da Assembleia da República e Graça Simbine Machel, designada pelo Presidente da República.

De referir que o Conselho de Estado é dirigido pelo Presidente da República e composto pelo Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Presidente do Conselho Constitucional, Provedor de Justiça, Antigos Presidentes da República, Antigos Presidentes da Assembleia a República, sete personalidades de reconhecido mérito, eleitas pela Assembleia da República, quatro personalidades designadas pelo Presidente da República e o segundo candidato mais votado ao cargo de Presidente da República.