Moçambique oferece-se para receber Assembleia Constituinte

Data: 21/07/2019
 
PR na abetura da 45a Assemb. do Forum Parlamentar da SADC 1

Maputo, 21 de Julho de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse hoje em Maputo, que Moçambique se oferece a receber a Assembleia Constituinte do Parlamento da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O Chefe do Estado moçambicano falava na cerimónia de abertura oficial da 45ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, que e realiza sob o lema “Mudanças Climáticas. Mitigação e Adaptação: O Papel dos Parlamentos Rumo à Implementação da Declaração de Paris e do Roteiro de Katowice”.

Na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano manifestou a disposição de continuar a trabalhar com os Estados da SADC para a implementação de programas regionais que visam tornar os países membros da organização mais resilientes às mudanças climáticas.

“Poluímos quase zero, mas somos as maiores vítimas. Apelamos aos parlamentares do fórum para uma advocacia vigorosa para a actualização da estratégia e o plano de acção da SADC sobre as mudanças climáticas incluindo acções concertadas de pesquisa e partilha de informação para melhor gestão e prevenção dos impactos negativos dos desastres naturais que a região da SADC está exposta” sublinhou o Chefe o Presidente Nyusi.

O estadista moçambicano acredita que em Moçambique estarão em melhores condições de acolher a Assembleia Constituinte do fórum porque, segundo disse, no ano passado e este ano “estamos engajados em trabalhar com todos departamentos para que isso se torne realidade e façam a vossa contribuição não só para a política, mas também para aspectos económicos e sociais, neste caso concreto, para questões ambientais”.

Leia na Íntegra o Discurso do PR