“Demos um exemplo eloquente de convívio democrático” - PR

Data: 18/10/2018
 
Eleições

Maputo, 18 de Outubro de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse hoje, no Gabinete da Presidência da República, em Maputo, durante a Comunicação à Nação por ocasião das Quintas Eleições Autárquicas, que os moçambicanos deram um exemplo eloquente de convívio democrático.

“Saúdo de maneira calorosa todo o povo moçambicano, e de maneira particular os munícipes das 53 autarquias, pelo exemplo do respeito pela diferença de convicções e opções políticas. O meu grande apreço vai também para todos os meus concidadãos que exerceram o seu direito constitucional, contribuindo desta forma para o fortalecimento da democracia em Moçambique”, disse o estadista na ocasião.

O Chefe do Estado apontou o facto destas eleições terem sido as mais participadas de sempre, e as que registaram menos casos de violência, tendo em consideração as ocorrências que foram reportadas, e isso, segundo o estadista, demonstra maturidade  política, facto de que os moçambicanos devem se orgulhar.

“Demos um exemplo eloquente de convívio democrático, ainda que se tenham registado alguns actos de violência que nós condenamos de forma veemente. Fomos capazes de realizar eleições com sucesso, não obstante as adversidades económicas que o país atravessa, o que constitui um passo importante para a paz e estabilidade do nosso país”, considerou o Presidente Nyusi.

Para o Presidente da República, a realização das eleições autárquicas foi um momento exaltante do exercício do direito da participação na vida democrática, bem como do cumprimento do dever de cidadania, tal como prescreve a Constituição da República.

O Chefe do Estado exortou aos moçambicanos para manter a calma, a serenidade e o respeito pelas leis, enquanto se aguarda pelo anúncio dos resultados definitivos, e o mesmo deve ser continuado depois da proclamação final dos resultados.

“Compatriotas, em Moçambique, nas eleições de 10 de Outubro, venceu a democracia moçambicana, venceu o povo moçambicano. Vamos todos festejar e valorizar as nossas conquistas, respeitando o desejo do povo”, exortou o estadista.

Felicitou os partidos políticos, os protagonistas principais do processo, por terem sabido conduzir os seus membros a terem uma postura de respeito pela Lei, de respeito pelo outro, e pela tolerância observada, e para o Presidente Nyusi, estes valores devem prevalecer e  ser consolidados, pois é uma postura que deve ser assumida por todos os moçambicanos, tanto hoje assim como no futuro.