PR recebe Ministra das Relações Internacionais e Cooperação da RSA

Data: 23/03/2019
 
PR E MINEC-RSA1

Maputo, 23 de Março de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu ontem, dia 22 de Março de 2019, no seu Gabinete da Trabalho a Ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Lindiwe Sisulo.

Na declaração a imprensa, a Ministra Lindiwe Sisulo, afirmou que veio à Moçambique basicamente para apresentar a solidariedade do povo e do Governo da África do Sul, devido a calamidade que está afectar a zona centro do país, sobretudo à Cidade da Beira.

Na ocasião informou que tem homens e meios da Força Aérea posicionados na Cidade da Beira e que estão felizes por prestarem apoio incondicional à Moçambique na busca e salvamento de pessoas.

“A nossa missão não era só para falar com o Presidente da República, mas tínhamos a intenção de ir à Beira, onde está o nosso pessoal para podermos encorajá-lo a continuar com o seu trabalho, e vermos no terreno quais são as outras necessidades, porque Moçambique e África do Sul são países que se apoiam mutuamente”, disse a Ministra.

Durante o encontro que manteve com o Presidente da República, ficou a saber que o Chefe do Estado moçambicano esteve na Beira para acompanhar a situação de perto, e orientar as acções de socorro às vitimas, tendo agradecido tanto pelo apoio da Força Aérea sul-africana e de outras membros da comunidade internacional que se encontra na Beira a prestar apoio, que é muito necessário à Moçambique.

A Ministra das Relações Internacionais e Cooperação, Lindiwe Sisulo fez votos para que as chuvas que caem possam parar e não causarem mais problemas do que os já existentes.