Sáb.23092017

Última actualização:08:43:11 AM

  • Galeria de Fotos

  • Palácio da Ponta Vermelha

  • Portal do Governo

 
Tomada de posse do Presidente do INE Foto de família dos Chefes de Estado e de Governos na 35a Cimeira da SADC PR na 35a Cimeira da SADC tomada de posse do Vice Comandante Geral da PRM e do Chefe do Estado Maior da Casa Militar PR PR PR PR
Palácio da Ponta Vermelha
Back Está em... Home Actualidades Presidente da República orienta comício em Satungira

Presidente da República orienta comício em Satungira

Satungira, Gorongosa, 10 de Agosto de 2017 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, orientou, hoje, um comício popular em Satungira, Povoado de Cavalo, Posto Administrativo de Vunduzi, no Distrito de Gorongosa, que foi o ponto de entrada para a sua Visita Presidencial de três dias à Província de Sofala.

Num encontro bastante concorrido, o Chefe do Estado reiterou a necessidade de engajamento dos moçambicanos na produção, como a principal forma de criar o bem estar geral e individual, afirmando que os moçambicanos tem uma óptima base para começar a trabalhar em busca do desenvolvimento socioeconómico, mercê do retorno gradual do ambiente de estabilidade política ao território moçambicano.

“O esforço que estamos a desenvolver no sentido de trazer a paz efectiva e duradoura ao país é, por si, um passo importante para se engajarem ainda mais no processo de produção que constitui uma das grandes potencialidades deste posto administrativo”, disse o Presidente Nyusi.

De recordar que o Presidente da República sempre afirmou, e demonstrou com actos que a agenda da Paz é irreversível, e esse aspecto encoraja os moçambicanos em geral, e a maioria dos residentes de Gorongosa, que regressou às origens, e está agora engajada na produção, num Distrito que apresenta óptimas potencialidades na produção de cereais, hortícolas, empreendedorismo (comércio), que voltaram a florescer.

“O gesto de produção que vocês abraçaram vai nos ajudar muito a poupar recursos que servirão para desenvolver Moçambique, e os produtores produzidos em Satungira uma parte deve ser destinada ao consumo,  e o excedente para comercializar”, disse o estadista.

Para o Chefe do Estado, os residentes de Satungira são os verdadeiros obreiros da paz, pois foi ali que a cruelidade das hostilidades militares se fez sentir com maior intensidade, onde, para além de causar vítimas, também retardou os programas de crescimento e desenvolvimento.

Porém, os projectos que o governo está concretizar, como é o caso da linha de energia eléctrica, que o estadista inaugurou hoje em Satungira vão estimular e transformar ainda mais a qualidade de vida dos residentes tanto dos povoados quanto do regulado.

“A linha de transmissão de energia eléctrica que hoje inauguramos não vai parar aqui, mas poderá se estender a outros pontos, como é o caso de Nhauronga, Nhautchendje, Panga Panga, e mesmo a Casa Banana”, dinformou o Presidente Nyusi.

No entanto, o Chefe do Estado pediu aos moçambicanos para permanecerem vigilantes no sentido de evitar que pessoas mal-intencionadas vandalizem a linha de transmissão da energia eléctrica, uma vez que não raras vezes são reportados casos de clara sabotagem da linha que leva a corrente aos consumidores, actos que se saldam em enormes prejuízos ao Estado.

O Distrito de Gorongosa tem igualmente enormes potencialidades turísticas, aliás é ali onde está o Parque Nacional da Gorongosa, um dos grandes símbolos do turismo moçambicano, daí que o comício serviu também para o Chefe do Estado deixar mensagens de apelo para a conservação das espécies da flora e da fauna bravia.