Sex.21072017

Última actualização:02:20:05 PM

  • Galeria de Fotos

  • Palácio da Ponta Vermelha

  • Portal do Governo

 
Tomada de posse do Presidente do INE Foto de família dos Chefes de Estado e de Governos na 35a Cimeira da SADC PR na 35a Cimeira da SADC tomada de posse do Vice Comandante Geral da PRM e do Chefe do Estado Maior da Casa Militar PR PR PR PR
Palácio da Ponta Vermelha
Back Está em... Home Actualidades Presidente das República trabalha no distrito de Guijá

Presidente das República trabalha no distrito de Guijá

Guijá-Gaza, 14 de Julho de 2017 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse hoje que o distrito de Guijá, na província de Gaza, possui condições agro-ecológicas ideais para uma agricultura robusta e com capacidade de impulsionar o seu próprio desenvolvimento.

Falando no comício que orientou no Posto Administrativo de Chivongoene, naquele distrito, no âmbito da Visita Presidencial que efectua a esta desde quinta-feira à província de Gaza, o Chefe do Estado disse que o distrito de Guijá possui terra ricas onde brota o milho, a batata, o amendoim e outras culturas.

“A nossa grande alegria é ter encontrado aqui uma população firme e determinada”, disse o Presidente Nyusi, enaltecendo igualmente o facto de o excedente da produção agrícola do distrito alimentar outros mercados em territórios vizinhos como é o caso dos distritos de Chókwè e Chibuto. 

O Presidente da República reconheceu os desafios que ainda persistem, não só no distrito em particular, mas em todo o país, acrescentando que os problemas levantados pela população estão consagrados no Plano Quinquenal do Governo (PQG 2015/19) e no Plano Económico Social (PES), mas a sua execução sofreu um revés, na sequência dos episódios que afectaram o país. 

O Chefe do Estado apontou, a título de exemplo, as chuvas torrenciais que fustigaram a região centro do país e derrubaram torres de transporte de energia eléctrica a ponto de deixar a parte norte, quase por 60 dias, mergulhada na escuridão. O país sofreu efeitos adversos da seca, no centro e sul.

Estes acontecimentos forçaram o Governo a mudar e redefinir o foco das prioridades traçadas, mesmo do ponto de vista orçamental, porém o estadista moçambicano disse que a sua principal missão é de concretizar os anseios que o povo coloca. Ainda hoje, o Presidente Nyusi visitou o vasto campo de produção de cereais e hortícolas, numa extensão de 50 hectares, propriedade de Rafael Massema, onde recebeu detalhes sobre a história de sucesso que inspira muitos outros no distrito de Guijá.

Para além da produção de diversas hortícolas, o distrito de Guijá orgulha-se igualmente de ser um excelente produtor quantitativo e qualitativo de banana, com destaque para a empresa “African Food Company” de capitais sul-africanos que, desde 2012, explora uma área de 291 hectares no fomento da fruta que é vendida nos mercados local e sul-africano.

O distrito também possui uma grande população de bovinos estimada em 45 mil cabeças, 19 mil caprinos e um universo de sete mil ovinos, não obstante a seca severa que nos últimos dois anos dilacerou as regiões sul e centro e dizimou uma larga fasquia da criação.