Sex.21072017

Última actualização:02:20:05 PM

  • Galeria de Fotos

  • Palácio da Ponta Vermelha

  • Portal do Governo

 
Tomada de posse do Presidente do INE Foto de família dos Chefes de Estado e de Governos na 35a Cimeira da SADC PR na 35a Cimeira da SADC tomada de posse do Vice Comandante Geral da PRM e do Chefe do Estado Maior da Casa Militar PR PR PR PR
Palácio da Ponta Vermelha
Back Está em... Home Actualidades Presidente das República dirige mensagem pelo meio mandato do Ciclo de Governação

Presidente das República dirige mensagem pelo meio mandato do Ciclo de Governação

Maputo, 15 de Julho de 2017 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu uma mensagem ao povo moçambicano pela passagem do meio mandato do seu ciclo de governação. Na sua mensagem, o Chefe do Estado começa por reconhecer a fase difícil que caracterizou o momento em que tomou posse como o quarto Presidente da República de Moçambique.

“Devemos reconhecer que assumimos funções num momento difícil. A queda dramática dos preços globais de produtos de exportação constrangeu o nosso crescimento económico, ao mesmo tempo que a seca, no sul de Moçambique e as cheias, no norte do país, afectavam vidas e o rendimento de milhões de concidadãos – homens e mulheres”, diz a mensagem do Presidente Nyusi.

Porém, e apesar destes desafios, o Presidente da República diz que nos últimos dois anos e meio houve de muitas actividades, como o aumento do apoio aos agricultores para que mais produção fosse feita em Moçambique, induzindo a redução de preços no mercado; a asfaltagem e manutenção de milhares de quilómetros de estradas, assim como o impulsionamento da construção de linhas férreas para tornar Moçambique acessível às populações e aos empresários. 

“Se na primeira metade do meu mandato dediquei-me a trazer Moçambique de volta aos carris do progresso, na segunda metade deste mandato, em simultâneo quero empenhar-me em assegurar que os benefícios do nosso crescimento tenham impacto directo e sejam sentidos por cada um dos moçambicanos. Continuaremos a investir na saúde, educação, infra-estruturas, turismo e agricultura, ao mesmo tempo que combatemos vigorosamente a corrupção e todas as suas manifestações”, diz a mensagem do Presidente Nyusi.

Abordando a questão da Paz, o Chefe do Estado diz que através de um diálogo franco, aberto e sem pré-conceitos, com todas as forças vivas da sociedade, incluindo a Renamo, o país tem conseguido uma paz relativa, rumo a consolidação de um ambiente de concórdia e reconciliação entre os moçambicanos.

Leia na íntegra a mensagem do Chefe de Estado