Sáb.20012018

Última actualização:08:13:16 AM

  • Galeria de Fotos

  • Palácio da Ponta Vermelha

  • Portal do Governo

 
Tomada de posse do Presidente do INE Foto de família dos Chefes de Estado e de Governos na 35a Cimeira da SADC PR na 35a Cimeira da SADC tomada de posse do Vice Comandante Geral da PRM e do Chefe do Estado Maior da Casa Militar PR PR PR PR
Palácio da Ponta Vermelha
Back Está em... Home Actualidades

Presidente da República endereça mensagem de felicitação ao Presidente Guebuza

Maputo, 20 de Janeiro de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou uma mensagem de felicitação, pela passagem do 75o aniversário natalício do Presidente Armando Guebuza.

Na sua mensagem, o Chefe do Estado destaca a determinação do Presidente Guebuza, que nem a brutalidade do regime colonial fascista, nem as masmorras e a tortura da PIDE/DGS, conseguiram detê-lo da vontade de se juntar aos gloriosos jovens do 25 de Setembro que resgataram a dignidade e a auto-estima dos moçambicanos.

“O dia 20 de Janeiro é, certamente, uma data especial que se recusa a passar despercebida, porque no longínquo ano de 1943, Moçambique, ainda em plena noite colonial, testemunhava o nascimento de um filho que cedo compreendeu que a dominação estrangeira não era o destino que o seu povo merecia”, diz a mensagem do Presidente Nyusi.

Leia na íntegra a mensagem do Chefe de Estado

Presidente da Republica nomeia Eliseu Machava para embaixador

MAPUTO, 10 DE JANEIRO DE 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, nomeou, através de Despacho Presidencial, Eliseu Joaquim Machava para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique, junto da República de Cuba.

Leia na íntegra o Comunicado de Imprensa

Presidente da República nomeia embaixador para Vietname

MAPUTO, 18 DE JANEIRO DE 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, nomeou, através de Despacho Presidencial, Leonardo Rosário Manuel Pene para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República Socialista do Vietname.

Num Despacho Presidencial separado, o Chefe do Estado exonerou Gamiliel Munguambe do cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República Socialista do Vietname.

Leia na íntegra o Comunicado de Imprensa

Presidente da República endereça mensagem de felicitações ao Presidente Eleito da Confederação Suíça

Maputo, 03 de Janeiro de 2017 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou uma mensagem de felicitações ao Presidente Eleito da Confederação Suíça, Alain Berset.

Na sua mensagem, o Chefe do Estado reafirma o desejo de estreitar cada vez mais a cooperação entre os dois países, sempre em prol do bem-estar dos respectivos Povos.

“Estamos certos que com a eleição de Vossa Excelência, as nossas históricas relações de amizade e cooperação conhecerão novos e importantes momentos e que tal como, tradicionalmente, a Suíça continuará a desempenhar o seu papel no processo de desenvolvimento económico e social de Moçambique”, diz ainda a mensagem do Presidente Nyusi.

Leia na íntegra a mensagem do Chefe de Estado

Presidente da República recebe seu homólogo do Zimbabwe

Maputo, 17 de Janeiro de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu o seu homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, que efectuou uma visita de um dia ao nosso país, no âmbito do reforço das relações de cooperação e amizade existente entre os dois países e povos.

Durante a recepção, o Chefe do Estado reafirmou a disponibilidade de Moçambique para trabalhar com o Zimbabwe, visando transformar o manancial de recursos e capacidades em acção transformativa para o crescimento sustentável dos dois países e povos.

A renovação do compromisso constitui o saldo das conversações havidas entre os dois Chefes de Estado, no quadro da primeira visita de trabalho que o Presidente do Zimbabwe, , está a efectuar ao país, inserida no périplo pelos países do bloco regional, desde a sua investidura a 24 de Novembro de 2017.

Segundo o Presidente Nyusi, a escolha de Moçambique como um dos países honrado com as primeiras deslocações do Presidente zimbabweano, atesta a importância das relações político-diplomáticas entre os dois países, que se fundam no passado, percurso comum e ideal de progresso e o bem-estar dos dois povos.

Moçambique continua a ser um parceiro e uma aposta segura e viável para o desenvolvimento socio-económico do Zimbabwe”, defendeu o Presidente da República, Filipe Nyusi, perante o seu homólogo zimbabweano.

“Como parceiro de relevo, nessa empreitada encorajamos o sector privado dos dois países a ser mais proactivo na exploração das potencialidades e oportunidades de negócios, contribuindo para um crescimento efectivo e sustentável das nossas economias”, afirmou o estadista moçambicano.

Por sua vez, o estadista zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, concordando com o estadista moçambicano, afirmou que os dois países têm de desenvolver as suas relações económicas e comerciais entre eles, primeiro, antes de olharem para lá da região.

 “Eu e o Presidente Nyusi enfatizamos que não tencionamos fracassar devido a decisões tomadas pelos ministros e que não são cumpridas. Estamos a dizer que isso faz parte da filosofia do passado. O presente deve exigir prestação de contas, cumprir as decisões tomadas e mostrar resultados aos nossos povos”, disse.

Presidente da República endereça mensagem de felicitações ao Presidente Eleito da Libéria

Maputo, 03 de Janeiro de 2017 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou uma mensagem de felicitações ao Presidente Eleito da República da Libéria, George Weah.

Na sua mensagem, o Chefe do Estado afirma estar confiante que a eleição de George Weah irá proporcionar uma oportunidade para fortalecer as relações existentes entre os dois Governos e Povos, quer ao nível bilateral, quer ao nível multilateral no contexto da União Africana, Nações Unidas e outras organizações internacionais de que os dois países são membros. 

“A Vossa eleição para tão nobre cargo é um reflexo claro da confiança e estima que o Povo Liberiano deposita no empenho de Vossa Excelência por um futuro radiante e pela melhoria das condições de vida de todos os liberianos”, diz ainda a mensagem do Presidente Nyusi.

Por isso, o estadista moçambicano diz que foi com muita satisfação que tomou conhecimento da eleição de George Weah ao cargo de Presidente da República da Libéria, na sequência das recentes eleições Presidenciais, na sua segunda volta.

Leia na íntegra a mensagem do Chefe de Estado

Presidente da República nomeia Embaixador para Portugal

MAPUTO, 11 DE JANEIRO DE 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, nomeou através de Despacho Presidencial Joaquim Casimiro Simeão Bule para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República Portuguesa.

A actual embaixadora, Fernanda Eugénio Moisés Lichale, foi exonerada por um Despacho Presidencial emitido hoje, do cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República Portuguesa. 

Leia na íntegra o Comunicado de Imprensa

Presidente da República nomeia Embaixador para China

MAPUTO, 2 DE JANEIRO DE 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, nomeou através de Despacho Presidencial Maria Gustava para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República Popular da China.

Até a sua nomeação, Maria Gustava exercia o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto do Reino da Indonésia, da República de Timor Leste, do Reino da Tailândia e de Alto Comissário da República de Moçambique junto da República de Singapura e da Federação da Malásia.

Leia na íntegra o Comunicado de Imprensa